sexta-feira, 8 de abril de 2011

Bacalhau à Gomes de Sá

Trrrimm...

- Estou, mãe! Estava-me tanto a apetecer bacalhau à Gomes de Sá. Como é que eu faço?

Foi assim que aprendi a fazer as minhas primeiras receitas. Telefonava à minha mãe e era pelo telefone que ela me ia dando as indicações.

Cozo um lombo de bacalhau durante uns minutos, tiro as espinhas e desfaço-o com um garfo. Cozo 3 ou 4 ovos e corto-os. As batatas faço uma pré-cozedura e corto-as em quartos (a quantidade que me pareça suficientes para nós). Faço um refogado com cebola, três dentes de alho e azeite.
Coloco tudo num tabuleiro de forno e rego com o refogado, adicionando salsa e coentros.


O pão, gosto de adicionar, porque fica tostado e é óptimo para provar no azeite, 10 a 15 minutos em forno médio para tostar, e está pronto!

                                     Bom Apetite...

18 comentários:

Nil disse...

Huuuummmmm....além de tudo,vc ainda sabe fazer um bom bacalhau???!!!Se não fosse tão longe iria almoçar com você....hihihihi....Bjs,,Lucia!

Sandra Portugal disse...

Nossa!! Quando estou de dieta, amanheço pensando em comida! E hoje de manhã fiquei com água na boca pensando numa bacalhoada!!!E agora chego aqui e leio essa postagem!!! Amanhã vou combinar de ir na CADEG aonde tem o melhor bacalhau no Rio!!! bjs Sandra
http://projetandopessoas.blogspot.com//

Deusa disse...

Delicioso...so fiz bacalhau uma vez,mas bem diferente,depois mostro como e,ficou uma delicia,mas nada comparado ao que vejo nesta foto...parece maravilhoso.
Vi espairecer um pouco,amo seu Blog,ja te disse que sou sua fã,embora não consiga cumprir minha promessa.
Estou tão em choque com os ultimos acontecimentos aqui com nossas crianças que preciso espairecer pra não enlouquecer.
Vou passear la no inicio do blog...eu gosto como se lesse um livro,você pode não acreditar,mas e o que me parece...um bom livro,de uma incrivel escritora que e você.
Deusa

Vera disse...

Sabes que a primeira vez que quis fazer esta receita, foi também pelo telefone que perguntei à minha mãe como fazer. Os 400Km que nos distanciam não foram impedimento para me ensinar uns pratos :D.
Vejo que não sou a única.
Bom aspecto.
Beijinhos

100 Pretensões disse...

Que engraçado, eu muitas vezes também junto o pão, acho que fica óptimo!
**

Dama das Camélias disse...

Hummm, Nil não é alem de tudo... é do que eu gosto de comer! Eheheh, detesto feijoada, logo era um dos pratos que eu nunca iria saber fazer (nem sequer me iria esforçar por aprender). Mas o almoço fica combinado para quando quiser ;p))

Sandra, que grande coincidência, ãh?! Não conheço essa casa, mas desejo-lhe bom apetite!

Deusa, obrigada pelo elogio aqui à Dama das Camélias, ehehehe!
Acredito que não estejas a passar uma fase muito boa... um beijinho grande!

Vera, tantos quilómetros?! Bolas, eu estou a 160km e de vez em quando lá veêm as saudades...
Quando casei a minha querida mãe fez logo o favor de me apresentar ao meu marido como qquem não sabe estrelar nem um ovo. Ele nunca foi enganado, ehehe, e tudo o que sei hoje foi com ela e com uma grande amiga que tenho ( que cozinha deliciosamente bem! ).

Beijinhos a todas

Dama das Camélias disse...

100 pretensões, o pão dá mesmo aquele gostinho tradicional, ñão é!? Mesmo à portuga!

Beijinhos

Anónimo disse...

DANIELA

A tua paparoca está com um aspecto divino. Adorei a dica do pão vou começar a fazer assim também.

É tão bom quando cozinhamos com vontade, a comida fica com outro sabor, deve ser da energia positiva que passamos para a comida. :)

Agora naqueles dias em que temos de cozinhar por obrigação é que são uma seca. :(

Beijinhossssssss

Velud'arte disse...

Tão simples... não imaginava.
Obrigada pela partilha ;)

Carla disse...

É uma dose se faz favor :)

Dama das Camélias disse...

É verdade Daniela, quando cozinho com vontade parece que a comida tem logo outro sabor, eheheh, fica mais saborosa!

Velud'arte, não conhecias a receita? Experimenta, é muito simples... ou então eu não a fazia ahahaah ;)))

Carla, e sai a acompanhar com salada de rúcula? E vinho verde ou rosé?! ;P)

HSS disse...

Adoro bacalhau, vou testar essa sua receita.
Bj e bom fim de semana1
Helia
http://www.noticiasdecascais.blogspot.com/

Cris Frota disse...

Oi Lúcia,
tudo bem, visito sempre teu blog, adoro! Aqui em casa ninguém gosta de bacalhau, uma pena porque eu adoro, minha sogra sempre faz e me passa um pratinho, hahahha!!!Grande abraço pra ti, se quiser me visitar fique a vontade, Cris frota

Patricia disse...

Olá Lúcia!

Confesso que não sou muito amiga de bacalhau, mas vou comendo, até por que, tenho de fazer para a família. Esta tua receitinha parece-me óptima, também gosto de bacalhau com natas, ou espiritual, é tudo pra dieta, hahahaha...
E ainda tenho pretensões a caber num bikini, hahaha...

Beijinhos e bom Domingo!

An@ disse...

Hummm mas que belo aspecto que isso tem!

Nham nham...

Eu gosto muito! Aliás adoro todos as receitas com bacalhau... dá para fazer de tudo!

Beijokas
Uma semana feliz

Maria João disse...

Este é um dos pratos mais apreciados lá por casa.
Mas ao meu junto cenouras, sempre é uma maneira de ingerir mais umas vitaminas.

Bjs e boa semana,
MJ

Dama das Camélias disse...

Boa ideia Maria joão, para a próxima junto umas cenouras!

Patricia isso é tudo psicológico, quando fores para a praia olhas só para as que tivere umas banhocas maiores que as tuas ( eu se calhar...)sentes-te logo melhor, eheheheh.
Isto de ser mulher...

Ana, estava muito bom, modéstia à parte... eheheheh!

Cris, vou passar por ai sim!
Hss, experimente, vai gostar de certeza!

Beijinhos

Entre Ideias e Agulhas disse...

Maravilha!
Agora vê em meu blog, que gostosos rissois, que fiz.
beijinho grande.