terça-feira, 26 de maio de 2015

Duas reciclagens :: Betume Judaico

O betume judaico é um produto com que adoro trabalhar para envelhecer um móvel. Basta aplicar um pouco num pincel (se quisermos que se notem os veios) ou num pedaço de pano de modo a aplicar em círculos e conseguir assim uma imagem mais uniforme.

Se o aplicarmos numa superfície clara o resultado será este:



Não vai minimamente ao encontro do que pretendo, por isso molho uma ponta do pano já embebido em betume judaico e aplico em toda a superfície novamente.
O resultado após alguns minutos é este:




O móvel que agora tenho aos pés da cama é o antigo alçado da lareira decorativa. Bastou que o meu querido marido com alguma perícia e muita boa vontade recortasse o rebordo que se encontrava a mais, depois colei com cola branca o respectivo friso para o acabamento perfeito. Quase que parece que nasceu assim.



Depois de conseguir retirar o alçado da lareira, pintei-o e forrei uma madeira com dracalon. Apliquei com apenas 4 parafusos pequenos pelo interior e transformei o antigo bar numa banqueta onde guardo agora os lençóis de cama.




Da mesma maneira que apliquei o betume na banqueta, apliquei-o no espelho que gosto tanto.
O espelho antes aqui.




Agora sim :)

E sim... mudei de quarto novamente. Não estava a resultar a Victória dormir em cima e nós em baixo. Nunca a ouvíamos chorar (os vizinhos sim).

35 comentários:

Paula Alexandra Santos disse...

Ficou lindo!
:D

Manuela Cardoso disse...

Ficou lindo!
Adoro essas ideias e essas mãos de fada.

CEM MANIAS disse...

PARABÉNS!!! Das melhores reciclagens que já vi por aqui!
Desconhecia essa técnica, mas ficou lindissimo. não pude deixar de reparar na sua roupa de cama-linda!- porque podia muito bem ser a minha cama, também uso tudo branco:)
Um grande xi-coração!

Home change Home disse...

Que bela ideia Lucia :)
Ficou girissima a banqueta ao fundo da cama, completamente dentro do estilo do quarto e ninguem advinha de onde vem :) Uau!! Isso 'e que 'e visao!
Beijinhos
Teresa

Anabela (Aproveitar a Vida) disse...

Que mulher engenhosa. A ti nada te escapa. Ninguém diz o que era essa banqueta ;)

Bjs

carla pereira disse...

olá ainda bem que voltou.adoro os seus posts.bjs

Manuela disse...

Estamos sempre a aprender. E é sempre bom vir até aqui. Acompanhei a história da falsa lareira mas estava céptica quanto aos resultados. Esta banqueta está o máximo. Beijinhos

Michelle disse...

Lúcia,
Ficou lindo e muito útil. Adorei.Parabéns.
Estou pensando em envelhecer minhas cadeiras da sala de jantar.
O branco não fica branco, sempre está com as marcas de mão. Vou comprar betume e no final de semana dou jeito :)
Besitos

Anónimo disse...

Existem pessoas que possuem um dom natural para apreciarem a beleza das coisas e a Lúcia claramente tem esse Dom. O quarto está de uma sofisticação digno da mais alta nobreza de linhagem. O contraste das paredes, com os móveis brancos, os objectos e a colcha evidenciam esse mesmo requinte, obrigado Lúcia por nos inspirar, obrigado por nos permitir sonhar que é possível com pouco recursos possuir uma casa bela, obrigado por nos deixar ver o seu Palacete. Cumprimentos, Mariana.

Maria Vicente disse...

Muito giro, ficou ótimo. Bom trabalho miúda, bjs

Maria Vicente disse...

e vai dar um jeitão para arrumares, boa ideia

Lúcia Silva disse...

Ena Mariana, até fiquei embevecida!! Muito obrigada pelos elogios :)
De palacete esta casa não tem nada, mas faço o que posso para que todos nos sintamos bem. Um beijinho

Lúcia Silva disse...

Vamos ver Carla! Vou aparecendo quando posso a vontade de partilha é muita eheheh :)
Um beijinho

Lúcia Silva disse...

Ahahah, obrigada pela sinceridade Manuela, eu gosto muito do resultado! E pensar que o meu marido não queria deixar-me pintar ou "desmontar" a lareira!!
É sempre uma luta constante com este homem cá em casa :)
Um beijinho

Lúcia Silva disse...

Força Mi, num instantinho ficas com umas cadeiras "novas/velhas"!!
Besitos

Lúcia Silva disse...

Quase nada Anabela... Quase!
Obrigada, um beijinho grande

Lúcia Silva disse...

Muito obrigada Manuela :) Tenho este saco de edredon há alguns anos, mas adoro-o e está lindo como no primeiro dia... confesso que nem sou destas coisas, mas na altura gostei tanto que trouxe logo outro para casa, assim tenho dois e vou pondo um a lavar enquanto uso o outro! Ehehe, tem um tecido de algodão acetinado é óptimo para dormir :)
Um beijinho

Lúcia Silva disse...

A primeira ideia foi fazer dela uma estante, depois desisti de investir e achei que assim também ficava útil, práctica e bonita!
Um beijinho Teresa

Lúcia Silva disse...

Obrigada!! ;)

Lúcia Silva disse...

Obrigada Manuela, não tenho as suas mãos para a cozinha, vou inventando com a reciclagem :)
Beijinho

decorayadora disse...

Yo ido mucho el betún de judea para darle ese aspecto envejecido que tanto me gusta !! Sus muebles tienen una pátina muy bonita con ese betún

Anónimo disse...

Caramba, até tive de ir ver o original da lareira, outra vez para perceber todas as funcionalidades que lhe deu.
Esta última foi de mestre, nunca me passaria pela cabeça mas resultou em pleno.
Já uma vez lhe disse, as alterações que faz na sua casa com custos mínimos são dignos de registo. E não, isso não se aprende, é gosto, é esforço mas sobretudo é um dom. Eu, sentir-me-ia orgulhosa, por tudo o que faz, com a ajuda (apesar dos refilanços) do marido. É bom termos noção do que valemos, e a Lúcia tem uma visão fabulosa para a decoração a custo quase zero. Parabéns, apesar de escrever pouco, admiro-a imenso, acredite! :)
Joana

Luluwalkingonsunshine disse...

Lúcia Maria .....neste blog não se morre de tédio ,transforma se tudo .
O teu quarto ficou lindo eu adoro essas cores que colocas te ,a ideia de transformar o que sobrava da lareira para transformar num banco foi muito bem conseguida .
Posso dizer que ficou perfeito ,para além de que faz arrumação .
Nunca usei betume judaico estou curiosa .....,.Ah não te esqueças de mostrar nos a sanefa do teu quarto
Boa semana
bjs
Lulu

PINTA ROXA disse...

Ficou maravilhoso. Tão prendada que tu és "e o marido também" Ficou muito bonito nem parece ser o que era.
beijinhos

Val disse...

Olá Lúcia, se o antigo dono da lareira soubesse que essa lareira ia render tanto, teria inflacionado o preço! Ficou de mestre, assim como o espelho. Além de super útil pois é mais um sítio para arrumação. Gosto também imenso do verde da parede. Resulta num quarto muito fresco e jovial. Beijinhos!

Unknown disse...

Lúcia, esta reciclagem foi muito bem conseguida, tal como todas as que tem feito.
Neste blog, aprendemos que com pouco faz-se muito. Lindo mesmo. Parabéns pela sua criatividade e muito bom gosto.
Gostei muito da cor das paredes.
Beijinhos para os quatro.

Lúcia Silva disse...

É verdade Mª Vicente, dá ainda muita arrumação!
Obrigada ;)

Lúcia Silva disse...

Obrigada Angélica! Um beijinho :)

Lúcia Silva disse...

Obrigada Paulinha!! Um beijinho

Lúcia Silva disse...

Muito obrigada Joana, fica muito feliz com os seus elogios! Faz-se o que se pode... o jeitoso refila, refila mas lá vai fazendo. No fim gosto de saber que às escondidas ele vem ler o meu blog e tenho a certeza que ao ler os comentários acaba por me dar valor e pensar " afinal ela tinha razão" (como sempre tenho, claro!) !!!! ;) Um beijinho e muito obrigada, apareça sempre

Lúcia Silva disse...

Obrigada querida Lulu :)
Já nem me lembrava da sanefa ;) mas vou fazer então um post com os aproveitamentos que fiz no quarto e mostrar "mais um" quarto novo, eheheh!!
Um beijinho grande

Lúcia Silva disse...

Olá Pinta! Fiquei triste quando há dias te visitei e vi que tinhas apagado tudo... espero que estejas bem. Desejo-te tudo de bom e muitas felicidades. Sempre que quiseres tens o meu email no blog, envia-me o teu e podemos conversar.
Obrigada ;)
Um beijinho

Lúcia Silva disse...

Oh Val nem me digas nada! Assim que vi a lareira na carrinha do senhor, a primeira coisa que me veio à cabeça foi o se tinha realmente visto bem o preço!! Ehehhe, pensava que eram 15 euros, se o senhor depois de 2 horas de transito parado me pedisse 150€ o meu marido dava-lhe uma coisinha má.... e a mim outra.
Confesso que tambem estou orgulhosa do meu trabalho :) quer a lareira que adoro, quer a banqueta.
Um beijinho grande

Lúcia Silva disse...

Muito obrigada Evelyne! :)
Parar é que não, por vezes a "necessidade aguça o engenho" e assim não há desmotivação nem limites.
Um beijinho grande para os três

Debora disse...

Quanta criatividade para aproveitar esta peça! Você tem um olhar especial sobre as coisas! É mesmo um dom!
Gostei muito do acabamento com betume, é sutil mas ao mesmo tempo destaca bem as formas dos apliques.
A cor das paredes ficou ótima com o branco. O quarto parece fresquinho, uma delícia. Parabéns!