sábado, 4 de junho de 2016

Casa de bonecas III

 Este projecto da casa de bonecas tem preenchido os meus dias de tal modo que chego a pensar que me divirto mais que ela. Fico a imaginar como vou fazer isto e aquilo da melhor maneira possível sem gastar dinheiro. Ela não dá valor ao dinheiro é uma criança, dá valor sim ao que faço por ela e o que lhe pro proporciono , uma casinha de bonecas está ao meu alcance e com alguma dedicação consigo pôr-lhe mais um grande sorriso no rosto.
 A casinha divide-se em dois pisos e ainda um sótão e um pequeno exterior.

Para a sala, um espaço aberto com a cozinha, escolhi uma decoração simples e com estilo meio nórdico meio vintage. Já li aqui comentários a dizer que a casa está mesmo feita à minha medida e confesso que sim, o cor de rosa forte da Barbie não me diz nada e a ideia não era ter uma casa da Barbie e sim uma casa da Victória (ou da Lúcia vá).

O sofá queria que fosse de linho branco, sim eu sou exigente... por isso arranjei um pouco de esponja rija (eu fiz com uma do meu marido, era preta mas aquelas esponjas de banho à venda em qualquer chinês serve perfeitamente). Envolvi a esponja num pedaço de linho que aqui tinha, enrolei um pouco de dracalon e evolvi também na mesma medida da esponja para fazer os braços do sofá. Para as costas forrei com dracalon um pequeno cartão recortado e com a ajuda de cola-quente, colei  todas as partes.






Mais ou menos consegui o resultado. O gato adorou e quando se enrola na mantinha nem pensa nos defeitos.

Para a mesa de refeições e as cadeiras, usei umas que ela já tinha. A cor não era a pretendida para a decoração por isso escolhi o preto.  Para pintar plástico uso spray com alguma qualidade  e um pouco de verniz spray, este faz com que a brincar os riscos não danifiquem a pintura.


Para a decoração e como não queria gastar dinheiro, em primeiro lugar pensei em fazer uma lareira com as madeiras que tinha e uma televisão. Não era difícil. Mas queria qualquer coisa mais verdadeira então imprimi algumas imagens para dar realidade à casa, recortei e plastifiquei com papel autocolante transparente.





Não gostei do resultado, não estava nada satisfeita mas era o que havia.

Por isso virei-me para a cozinha.
Escolhi um frigorífico da Smeg, deixei-a escolher a cor e claro a  miúda foi para o cor de rosa... Um relógio com numeração romana e um painel de cozinha plastificado também, com alguns utensílios, por sorte a torneira acertou no lava-loiça que não é mais que uma tampa de desodorizante, foi a única coisa que encontrei com a medida da broca do berbequim para furos deste tamanho.


A caixa do pão era qualquer coisa de brincar ao médicos que ela tinha e a máquina de café expresso nem sei de onde veio. O fogão é apenas um rectângulo pintado de preto e uns pregos que fazem de bicos.
Para os móveis de cozinha escolhi dois pedaços de madeira em L e uma madeira onde desenhei algumas gavetas e coloquei pregos pequenos para fazer os puxadores, do outro lado uma cortina fica sempre bem (ela diz que os cães gostam de brincar às escondidas ali).
Procurei bastante por imagens frontais de cozinhas e consegui até encontrar algumas, cheguei até a partilhar a ideia na página do facebook, bastava recortar,plastificar, colava na parede e pronto. Mas fiquei contente com o resultado desta, ainda que não esteja perfeita pelo menos é real.

O chão da cozinha é um papel autocolante com quadrados preto e branco que eu adorava conseguir encontrar para a minha cozinha também, o chão da sala foi o que sobrou da reciclagem da nossa mesa de centro. Os tapetes de trapilho fui eu que fiz, o tapete da porta de entrada é uma etiqueta em ardósia que comprei para os frascos que uso na cozinha.





Quando eu achava que a casa já estava practicamente terminada, encontro este conjunto na maravilhosa "Loja Do Euro" ainda não falei aqui das lojas do euro mas é uma loja fantástica onde tudo custa apenas 1 euro, incrível não é? Há de tudo um pouco e já encontrei coisas giríssimas, um dia tenho que aqui escrever sobre isso.

Este conjunto tinha a televisão, a lareira, o móvel de sala e ainda pequenos utensílios que eu podia usar na mesa de cabeceira, era perfeito. Não podia deixar escapar oportunidade.



Claro que se a Victória tivesse visto estas cores não me deixava pintar, mas eu queria mesmo que a casa fosse uma casa actual e não uma coisa de bonecas cor de rosa. Espero que um dia ela me perdoe...
Selei com fita o que não queria que fosse pintado e pintei a spary tudo em volta.


Foi aqui que pedi ao meu marido uma lata de spray branco e que ele me respondeu " Ah uma daquelas latas pequenas dos chineses dá para isso!"


 Sim querido, então pinta tu com elas. Ficou uma valente porcaria tudo escorrido e a lata não cobriu um terço das cores de cada vez que secava aparecia o tom por baixo. Lá fui ao spray do homem...só que era preto.
Faltam ainda pequenos pormenores como um conjunto de livros, umas garrafas, qualquer coisa que preencha as prateleiras, uma imagem para a televisão (ela diz que as meninas não podem ver televisão desligada). Vou usar o mesmo sistema imprimir e plastificar, assim ela não desarruma tanto.









To be continue.... Keep calm já não falta muito.


Sem comentários: